Na atualidade devemos analisar o conceito "correr" de um ponto de vista mais global. Os corredores devem saber que para correr de forma segura, durante muitos anos, com prazer e saúde, devem complementar a prática com outros exercícios e saúde.
O ideal seria combinar o treinamento de corrida com trabalhos específicos de força e potência muscular, com outros esportes aeróbicos complementares, além de manter uma dieta variada, sem pressa, buscando as melhoras a médio e longo prazo. Deste modo você poderá desfrutar a vida toda da corrida, com menos lesões, mantendo uma boa saúde, qualidade de vida e retardando o envelhecimento. Não podia esperar nada melhor? Então faça tudo direitinho.
Correr não deve ser só “correr” muitos quilômetros continuamente, sobretudo quando se treina por vários anos seguidos. Ainda que seja o exercício mais saudável, natural e fácil de realizar, a corrida gera importantes desequilíbrios musculares: desgaste prematuro de cartilagens e debilidade de alguns tendões e articulações. Tudo isso pode ser melhorado se complementarmos a corrida com outras ações, variadas e divertidas. Correr é uma atitude para a vida toda e não só um esporte. Devemos tratar a corrida como uma filosofia e uma nova forma de compreender o mundo que nos cerca.
Uma atitude perante a vida cotidianaCorrer atrai porque nos dá prazer. Proporciona tantas satisfações e bem-estar que quando não é possível praticar ficamos insuportáveis e insatisfeitos. É que nada lhe proporciona tantas ‘doses’ de adrenalina e ‘endorfinas’ além de lhe colocar em forma e melhorar sua saúde.
Bem-estar físico e psíquico Nada é tão rápido e natural para sentir-se bem e manter seu peso ideal, podendo comer de tudo sem passar fome. Com a corrida você não só melhora a saúde como conquista um grande bem-estar físico e psíquico.
Motivação e competição
A melhora contínua das capacidades físicas lhe dá motivação permanente para evoluir em seus resultados o que pode ser posto em prática nas competições como grande prova de superação pessoal. Fora isso, correr descarrega o estresse do trabalho e familiar, produzindo um novo estresse, o competitivo.
Exercício complementar
É muito importante fazer abdominais, musculação, exercícios de fortalecimento, circuitos, condicionamento físico, subidas, rodar por terrenos variados, correr em diferentes ritmos (desde o más suave ao mais ativo), praticar outros esportes aeróbicos como a natação, o ciclismo e o montanhismo.
Por Rodrigo Gavela/www.runners.es
Disponível em: http://runnersworld.abril.com.br/noticias/novo-conceito-corredor-288793_p.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário